Os 3º molares conhecidos popularmente como dente do siso, ou ainda dentes do juízo, são os últimos dentes a nascer, isto ocorre em média entre os 17 e 25 anos. Porém, muitas pessoas não apresentam espaço suficiente para que estes dentes possam nascer, ocasionando sua impacção ou sua erupção parcial – isso quer dizer que mesmo que o dente do siso não esteja aparente em sua boca, ele pode estar lá.
Se você está em busca de uma clínica especializada para fazer a extração dos dentes do sisos em São Paulo, podemos te ajudar. O CROF – Centro de Reabilitação Orofacial conta com estrutura de ponta e o renomado Dr. Marcelo Nanni dos Santos – Cirurgião Buco Maxilo Facial com 22 anos de experiência e mais de 16 mil cirurgias de 3º molares já realizadas.
Para entender e identificar o dente do siso, primeiramente temos que ter conhecimento sobre a nomenclatura e localização dos dentes na cavidade bucal. Os indivíduos adultos apresentam 32 dentes permanentes que são divididos da seguinte forma:
Para identificarmos se um dente do siso terá a possibilidade de erupcionar é ideal que se realize um Raio-x panorâmico, com isso conseguiremos analisar em que fase de formação este dente está,se apresenta espaço suficiente para a sua erupção ou se será necessário realizar a cirurgia para fazer a sua remoção.
Existem casos de pacientes que conseguem conviver por toda a vida com os dentes do siso, sem encarar eventuais problemas relacionados a eles. No entanto, na maioria dos casos, não é isso que acontece.
O momento do nascimento dos dentes do siso costuma ser marcado por diversos traumas, causados justamente pela sua presença indesejada na boca. A seguir, separamos algumas ocasiões em que a extração se faz estritamente necessária:
Existem três vertentes referente ao apinhamento dentário provocado pelo nascimento dos sisos e nós vamos destrinchar cada uma delas de forma detalhada a seguir.
Na primeira hipótese, acredita-se que com a falta de espaço e tentativa de erupção dos dentes do siso pode provocar movimentação dos elementos dentários e como consequência o apinhamento dos incisivos. Isso é pouco provável, pois a força exercida pelo dente do siso ocasionará reabsorção do 2º molar (dente adjacente) e não o apinhamento.
Na segunda, acredita-se que devido a mandíbula apresentar um crescimento tardio acaba ocasionando toques prematuros na região dos incisivos e com isso ocorre a movimentação destes dentes culminando no apinhamento dos incisivos superiores e inferiores.
Por fim, ainda há a hipótese de que a origem do apinhamento é multifatorial e deve-se ao conjunto dos seguintes fatores: crescimento mandibular tardio, estruturas esqueléticas e padrão de crescimento, maturação dos tecidos moles, forças periodontais, estrutura dentária, fatores oclusais e mudanças no ligamento periodontal, hábitos deletérios.
A controvérsia sobre a influência dos terceiros molares com o alinhamento dos incisivos inferiores é antiga. No entanto, não há evidência científica de que estes dentes sejam o único ou mesmo o fator etiológico mais importante do apinhamento.
Para extração destes dentes, é importante que uma avaliação rigorosa com metodologias consistentes seja realizada para cada paciente, avaliando-se o espaço disponível no arco, fatores possíveis de apinhamento, fatores indicativos para remoção, riscos cirúrgicos e benefícios em caso da necessidade da remoção dos sisos.
A remoção dos dentes do SISO poderá ser realizada em consultório com anestesia local em 99.5% das vezes. Casos com risco de fratura mandibular ou pacientes com comorbidades associadas deverão ser analisados com cautela quanto ao risco versus benefício e, quando necessário, podem ser realizados em ambiente hospitalar sob sedação ou anestesia geral.
Os terceiros molares ficam localizados na região posterior, o que muitas vezes torna o acesso cirúrgico difícil. Por isso, os dentes do siso ficam em íntimo contato com estruturas importantes, tais como: nervo alveolar inferior, nervo lingual, base mandibular e seio maxilar.
Após a remoção dos dentes dos sisos poderá ocorrer as seguintes alterações:
Você está a procura de um Cirurgião Buco Maxilo Facial para fazer a extração dos seus dentes do sisos em São Paulo – SP? O CROF – Centro de Reabilitação Orofacial é a escolha certa para resolver o seu problema. Com ampla experiência em atendimentos na região, a nossa clínica oferece o que há de melhor em questão de tecnologia disponível no mercado nacional e internacional para proporcionar atendimentos com elevado nível de precisão, conforto e, acima de tudo, humanizados e individualizados
Além disso, contamos com cadastro em alguns dos principais hospitais da cidade de São Paulo, para garantir uma estrutura completa caso a sua cirurgia precise ser realizada em ambiente hospitalar. Por tanto, se você precisa fazer a extração dos dentes do siso, não espere mais. Entre em contato conosco em nossos canais de atendimento e reserve hoje mesmo o seu horário.
Os sisos precisam ser extraídos quando não há espaço suficiente na boca para que eles se desenvolvam corretamente. Contudo, a remoção é indicada também devido a localização do dente, que dificulta a higiene bucal e facilita o surgimento de outros problemas.
Abaixo temos algumas situações em que o indicam a extração do dente do siso:
Damos esse termo quando o dente não consegue emergir completamente através da gengiva ou não consegue se posicionar adequadamente na arcada dentária devido à falta de espaço na boca. Isso pode acontecer porque o siso está inclinado ou bloqueado por outros dentes.
Para saber se o siso está retido ou impactado é ideal realizar um rx panorâmcio, com esse exame conseguimos visualizar o posicionamento dos siso e se terá condições favoráveis para erupcionar (nascer)
.Os sintomas comuns de um siso impactado podem incluir dor na região de angulo mandíbular, inchaço da gengiva e dor ao mastigar, porém muitos dentes retido e impactados são assintomáticos.
Embora a extração seja um procedimento comum e geralmente seguro, existem alguns riscos como os citados abaixo:
Contudo, todos eles são minimizados quando você escolhe um profissional experiente para fazer a sua cirurgia.
Nem todos os sisos precisam ser extraídos. Em alguns casos, é possível monitorar o desenvolvimento dos dentes e intervir precocemente se surgirem problemas.
A cirurgia para a extração do siso é feita sob anestesia local. Por isso, os pacientes não costumam sentir dores durante a extração. Entretanto, após a cirurgia, é completamente comum que o paciente sinta algum tipo de desconforto e inchaços – que podem ser administrados com o uso de medicamentos prescritos pelo próprio dentista.
Veja como realizamos essa técnica cirúrgica para tratar problemas de simetria facial e devolver a harmonia para o rosto dos nossos pacientes!
O Centro de Reabilitação Orofacial está localizado em uma região de prestígio na cidade de São Paulo, na conhecida Rua Itapeva, 202 - Conjunto 14, na Bela Vista.
Venha nos conhecer. Agende uma visita agora mesmo em um de nossos canais de atendimento e cuide da sua saúde com quem é autoridade no assunto.
R. Itapeva, 202 - Cj. 14 - Bela Vista, São Paulo - SP