A melhor alternativa para quem deseja recuperar o seu sorriso por completo, os implantes dentários proporcionam resultados semelhantes ao natural nas questões funcionais e estéticas de um dente. Por isso, eles são a escolha perfeita para quem quer ter sua dentição completa em todos os aspectos importantes.
O Centro de Reabilitação Orofacial também oferece atendimento especializado em implantodontia. Aqui você terá o apoio de profissionais que são referência em suas áreas e vão te ajudar a recuperar a sua saúde bucal com resultados a nível de excelência.
A implantodontia é uma área da odontologia especializada na recuperação das funções orais a partir da substituição de dentes, estejam eles quebrados ou ausentes, por próteses fixadas sobre implantes dentários. O implantodontista, dentista responsável por essa especialidade, está apto a realizar desde pequenas reabilitações, com a utilização de implantes unitários, até reabilitações completas, para recuperar a saúde oral de pacientes que sofreram a perda total dos dentes.
Ainda há uma certa confusão entre leigos sobre a diferença entre próteses e implantes dentários. Apesar do último ser exclusivamente dependente do primeiro, eles não são a mesma coisa.
Os implantes dentários são estruturas feitas de titânio ou zircônia que possuem um espaço que permite parafusar as próteses em sua superfície. Em uma analogia rápida, podemos dizer que eles cumprem a mesma função da raiz dentária, fixando a coroa do dente na boca.
No caso das próteses, existem modelos que não necessariamente precisam ser fixadas na boca com implantes dentários, como no caso das próteses roach e flexíveis. Para saber mais sobre elas, recomendamos que acesse um conteúdo dedicado ao assunto clicando no link abaixo:
A instalação dos implantes dentários é feita por etapas, começando pela avaliação, onde o implantodontista responsável vai identificar as particularidades do paciente e indicar o melhor caminho para recuperar a sua saúde bucal. Para facilitar, vamos resumir cada uma dessas etapas, detalhando aspectos importantes presentes em cada uma delas.
É aqui que acontece o ponto de partida para a instalação dos implantes dentários. Neste momento, o dentista especializado em implantodontia vai entender o que causou a perda dentária e se existe algum problema de saúde bucal no paciente, que deverá ser tratado previamente.
É nesta etapa também que fazemos os exames radiográficos. Eles são importantes para identificar se há a presença de elementos dentários remanescentes, formação de cistos, reabsorção óssea, entre outros aspectos que são fundamentais para garantir o sucesso da instalação dos implantes dentários.
Após identificar todas as nuances características que variam de acordo com cada paciente, vamos traçar o planejamento do tratamento. É nesta etapa que vamos decidir, por exemplo, quantos implantes serão utilizados, qual o modelo, se o paciente vai precisar de um enxerto ósseo para dar maior estabilidade para os implantes dentários, entre outros aspectos.
Este será um procedimento cirúrgico preparatório para a instalação dos implantes dentários. O que será de fato realizado vai depender de cada paciente. Contudo, em via de regra, nesta etapa fazemos a remoção dos elementos dentários remanescentes, dentes que representam riscos para a saúde bucal do paciente ou que possam atrapalhar a estabilidade das próteses na boca.
Caso o paciente tenha doenças bucais pré-existentes, como a periodontite – uma das principais causas da perda dentária, é nesta etapa que os tratamentos serão feitos também. É por isso mesmo que aqui no Centro de Reabilitação Orofacial oferecemos também o atendimento em Periodontia. Para saber mais, consulte a página dedicada ao tema no link a seguir:
Aqui é o ponto central para a instalação dos implantes dentários. O procedimento cirúrgico começa com a abertura da gengiva com uma pequena incisão. Em seguida, perfuramos o osso alveolar para preparar o espaço onde os implantes serão inseridos.
Ressaltando que esse procedimento é feito com uma potente anestesia local, que garante o máximo de conforto possível para o paciente. Com o osso preparado, fazemos a inserção dos implantes dentários.
Se o paciente optar por implantes de carga imediata, fazemos a instalação dos implantes dentários no mesmo dia. Caso contrário, teremos que esperar um tempo para avançar à próxima etapa.
Este é o período que o paciente terá que esperar para a cicatrização e integração óssea dos implantes dentários. O tempo varia de 3 a 6 meses, variando de acordo com o organismo de cada paciente. Neste meio tempo também é feita a modelagem e confecção da prótese dentária, que será instalada nos implantes após a conclusão do processo de osseointegração.
Após o implante dentário estar devidamente integrado à estrutura óssea do paciente, partimos para a etapa que todos anseiam: a instalação das próteses dentárias. Aqui o paciente irá sair do consultório com o seu sorriso completo novamente, mas isso não significa que o trabalho acabou, teremos mais uma etapa para garantir que o sucesso do tratamento permaneça.
Depois de um tempo utilizando os implantes dentários, o paciente retorna ao consultório para avaliarmos como está sendo a sua experiência e, se necessário, realizar alguns ajustes para garantir mais conforto e melhor usabilidade. Também analisamos a saúde bucal do paciente e fazemos uma limpeza profissional, removendo a prótese dentária.
Isso é fundamental para preservar a estética da prótese dentária, além prevenir o surgimento de doenças como a periimplantite – que pode até mesmo obrigar a remoção dos implantes dentários.
São casos de pessoas que sofrem com doenças como diabetes não controlada, doenças cardiovasculares graves ou estão em tratamento oncológico com radioterapia ou quimioterapia. Se os quadros estiverem controlados, é possível fazer a instalação dos implantes dentários com um acompanhamento em conjunto com seu médico.
Ambas condições são extremamente prejudiciais para a sua saúde como um todo e, isoladamente, são as principais causas da perda dentária. No caso dos implantes dentários, esses hábitos prejudicam a cicatrização e comprometem todo o procedimento.
A periodontite, em estágios avançados, pode provocar a perda da massa óssea, que é responsável por dar sustentação aos implantes dentários. Dependendo do quadro, é possível contornar o problema com a utilização de implantes zigomáticos, que são instalados na maçã do rosto, ou enxerto ósseo. Contudo, isso vai depender da avaliação do implantodontista responsável por seu tratamento.
Se o conforto, tempo e a excelência nos resultados são prioridades em sua vida, o Centro Odontológico Orofacial é o lugar ideal para você fazer o procedimento de instalação dos implantes dentários. Temos uma equipe composta por profissionais que são referência em suas áreas e uma estrutura completa que permite fazer todo o seu tratamento em um só lugar.
Conte com uma clínica que é referência em qualidade nos atendimentos na região da Bela Vista para fazer os seus implantes dentários. Agende hoje mesmo uma avaliação através de um dos nossos canais de atendimento e dê o primeiro passo para recuperar a sua qualidade de vida.
Não. Todo o procedimento de instalação do implante é feito com anestesia local, que proporciona o máximo de conforto ao paciente durante cada etapa do tratamento.
Não importa se você perdeu todos os dentes ou apenas um. Os implantes dentários podem ser utilizados para repor quantos dentes forem necessários.
Sim. Contudo, é aconselhável que o paciente abandone o hábito, em especial durante o período de cicatrização. O tabagismo é uma das principais causas de perda dentária e pode, inclusive, fazer com que você perca os implantes dentários.
O uso de enxertos só é necessário em pacientes que sofreram com a reabsorção ou perda da massa óssea – seja por conta da doença periodontal ou pelo uso de próteses móveis por muito tempo.
Os implantes dentários são desenvolvidos para durar por toda a vida da mesma forma que o dente natural. Entretanto, é importante que o paciente tenha cuidados adequados com sua saúde e higiene bucal para evitar doenças que possam comprometer os resultados – como a peri implantite.
O tempo total varia de acordo com o método utilizado e as necessidades do paciente. No caso de implantes com carga imediata, é possível sair do consultório com a prótese instalada no mesmo dia da cirurgia de inserção dos implantes (pinos de titânio), porém para este tipo de tratamento devemos realizar avaliações e planejamentos individualizados.
Utilizamos equipamentos cirúrgicos modernos para que nossos pacientes se recuperem de forma rápida, sem contratempos.
O Centro de Reabilitação Orofacial está localizado em uma região de prestígio na cidade de São Paulo, na conhecida Rua Itapeva, 202 - Conjunto 14, na Bela Vista.
Venha nos conhecer. Agende uma visita agora mesmo em um de nossos canais de atendimento e cuide da sua saúde com quem é autoridade no assunto.
R. Itapeva, 202 - Cj. 14 - Bela Vista, São Paulo - SP