Um problema silencioso e pouco conhecido, que atinge milhares de pessoas em todo o mundo, a Disfunção Temporomandibular (DTM) exerce uma influência extremamente negativa na qualidade de vida do paciente que sofre com esse mal. Porém, ele tem tratamento e nós podemos te ajudar!
O CROF – Centro de Reabilitação Orofacial é referência no diagnóstico e tratamento da disfunção temporomandibular (DTM). Nosso responsável técnico, Dr. Marcelo Nanni dos Santos, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Buco Maxilo (SOBRACIBU), é reconhecido como autoridade na área, e estará à frente do seu caso para te ajudar com as melhores alternativas possíveis.
A Disfunção temporomandibular, abreviada com a sigla DTM e também conhecida como síndrome da articulação temporomandibular, é um termo que descreve um conjunto de condições que afetam a articulação temporomandibular e os músculos responsáveis por realizar os movimentos da mandíbula.
A articulação temporomandibular – ATM é uma articulação bem pequena, que conecta a mandíbula ao crânio, localizada logo à frente das orelhas. Ela é a articulação mais utilizada em todo o corpo humano, sendo responsável direta pelas funções de fala, mastigação e deglutição.
Os sintomas da disfunção temporomandibular – DTM costumam se confundir com quadros relacionados a outras doenças. É por isso que o seu diagnóstico é tão difícil de ser realizado por profissionais que não são especializados no tema.
A seguir, separamos alguns dos sintomas mais comuns em pacientes que sofrem com disfunção temporomandibular – DTM:
Como você pode notar, os sintomas clássicos da disfunção temporomandibular -DTM podem estar relacionados a outras desordens de saúde bucal, como bruxismo e má oclusão, que podem inclusive desencadear a DTM. Por isso, ressaltamos que o ideal sempre será buscar a ajuda de um especialista Cirurgião Buco Maxilo Facial para identificar a origem real do problema.
Existem diversos quadros que podem provocar a disfunção temporomandibular (DTM), que vão desde problemas de má oclusão até distúrbios como o bruxismo. A seguir, separamos alguns dos principais causadores da DTM, que podem ser tratados com o auxílio da nossa equipe aqui no CROF – Centro de Reabilitação Orofacial.
Chamamos de bruxismo o hábito de ranger ou apertar os dentes de forma inconsciente – especialmente durante o sono. Além de causar desgaste dentário e lesões na gengiva, boca ou língua, o bruxismo também pode desencadear a disfunção temporomandibular – DTM.
Desde lesões acidentais, deslocamentos ou pancadas que podem causar algum distúrbio na estrutura óssea na região da mandíbula ou na própria articulação temporomandibular – ATM.
Além de ser um fator que pode contribuir para o bruxismo, outra causa da disfunção temporomandibular, o estresse emocional também pode causar uma tensão muscular exagerada na região da mandíbula e apertamento dentário
O desalinhamento dos dentes superiores e inferiores, bem como alterações no posicionamento da mandíbula em quadros de prognatismo, retrognatismo, assimetria facial e mordida cruzada, também podem causar a disfunção temporomandibular.
A artrite é uma condição caracterizada por inflamação das articulações em qualquer parte do corpo, incluindo a articulação temporomandibular. Ela pode atingir estruturas ao seu redor, como: ossos, tecidos moles e cartilagem.
O tratamento para disfunção temporomandibular – DTM varia de acordo com a gravidade do quadro e suas causas. Exatamente por isso que o diagnóstico é tão importante nesse processo.
O diagnóstico da disfunção temporomandibular – DTM é realizado por um Cirurgião Buco Maxilo Facial especializado, que fará uma avaliação clínica, incluindo perguntas sobre os sintomas, cotidiano e histórico médico do paciente. Além disso, exames de imagem, como radiografias, cintilografias, tomografias computadorizadas ou ressonância magnética, podem ser solicitados para ajudar a identificar possíveis problemas na articulação temporomandibular – ATM.
Após identificar a verdadeira causa da disfunção temporomandibular – DTM, partimos para o tratamento. O lado bom de fazer o tratamento da DTM aqui no CROF – Centro de Reabilitação Oral é que você encontra uma equipe multidisciplinar especializada em solucionar este quadro.
Isso significa que você poderá realizar todo o tratamento em um só lugar. Além disso, caso seja necessária a intervenção com procedimentos cirúrgicos, você poderá fazer em um ambiente hospitalar com o máximo de segurança. Isso porque o CROF- Centro de Reabilitação Orofacial possui parcerias com hospitais de referência na cidade de São Paulo, como confira aqui.
O tratamento da disfunção temporomandibular – DTM também pode se beneficiar com o acompanhamento fonoaudiológico. Neste cenário, o objetivo do especialista em fonoaudiologia estará focado em readequar a força e mobilidade muscular, para adaptar as funções estomatognáticas sem que haja a dor muscular tanto em repouso como no movimento e para que este ocorra de forma coordenada e precisa.
Para saber mais como a fonoaudiologia pode ajudar no tratamento da sua disfunção temporomandibular – DTM, recomendamos que acesse um conteúdo produzido por nossa fonoaudióloga parceira, Dra. Maria Claudia Nanni dos Santos Salles, clicando no link a seguir:
Contando com mais de duas décadas de experiência do Dr. Marcelo Nanni dos Santos – Cirurgião Buco Maxilo Facial, o CROF – Centro de Reabilitação Orofacial é referência no diagnóstico e tratamento de pacientes que sofrem com disfunção temporomandibular – DTM. Temos uma equipe multidisciplinar com profissionais qualificados, estrutura equipada com tecnologia de ponta e uma abordagem que coloca o paciente no centro das atenções para que os nossos tratamentos tragam real melhora na sua qualidade de vida.
Portanto, se você sofre com disfunção temporomandibular – DTM, pode contar com a nossa ajuda! Agende hoje mesmo uma avaliação em um dos nossos canais de atendimento e descubra como a sua vida pode mudar para melhor após tratar esse incômodo quadro.
Os principais sintomas da DTM incluem dor na mandíbula, nos músculos da face, no pescoço e nos ombros; dificuldade ou desconforto ao mastigar; estalos ou crepitações na articulação temporomandibular; limitação de movimento da mandíbula; dores de cabeça frequentes e, em alguns casos, dor de ouvido ou sensação de ouvido entupido.
A DTM pode ser causada por uma combinação de fatores, incluindo trauma na mandíbula, bruxismo, desalinhamento dos dentes ou da mandíbula, artrite na articulação temporomandibular, estresse, e má postura. Muitas vezes, a causa exata não pode ser identificada, e a condição pode resultar de vários fatores combinados.
O diagnóstico da DTM é geralmente feito por um dentista ou um especialista em dor orofacial através de uma avaliação clínica. Isso pode incluir um exame físico da mandíbula e dos músculos ao redor, uma revisão do histórico médico e dental do paciente, e, em alguns casos, exames de imagem, como raios-X, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) para avaliar melhor as estruturas da articulação temporomandibular.
O tratamento da DTM pode variar dependendo da causa e da gravidade dos sintomas. Opções de tratamento incluem: medicação, uso de placas miorrelaxantes, terapias físicas e comportamentais, tratamento ortodôntico e/ou cirurgia ortognática.
A prevenção da DTM envolve várias abordagens incluido manter uma boa saúde bucal e visitar o dentista regularmente para identificar e tratar questões que possam desencadear esse problema. Além disso, é recomendado que o paciente evite hábitos que forcem a mandíbula, como morder objetos ou mastigar coma de mascar de forma excessiva.
É a sigla para articulação temporomandibular. Ela é a junção que conecta a mandíbula (maxilar inferior) ao crânio, especificamente ao osso temporal, que está localizado na lateral da cabeça. Esta articulação está presente em ambos os lados da cabeça, na frente das orelhas, e é responsável pelos movimentos da mandíbula, permitindo ações como falar, mastigar, bocejar e morder.
A DTM pode ser tratada através de medidas conservadoras ou cirúrgicas. Confira alguns vídeos de cirurgias minimamente invasivas para tratar essa condição.
O Centro de Reabilitação Orofacial está localizado em uma região de prestígio na cidade de São Paulo, na conhecida Rua Itapeva, 202 - Conjunto 14, na Bela Vista.
Venha nos conhecer. Agende uma visita agora mesmo em um de nossos canais de atendimento e cuide da sua saúde com quem é autoridade no assunto.
R. Itapeva, 202 - Cj. 14 - Bela Vista, São Paulo - SP