Áreas de Atuação

Ortodontia
Ortodontia

Ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decíduas (de leite), mista e permanente e seus desvios da normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões.

QUAIS OS OBJETIVOS DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores) que é fundamental para a correta mastigação e, conseqüentemente, adequada nutrição e saúde bucal.

Com o restabelecimento da oclusão, evita-se problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação temporomandibular.

EXISTE LIMITE DE IDADE PARA O TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

Não existe idade máxima para se iniciar um tratamento ortodôntico, mas no paciente adulto, alguns cuidados devem ser tomados e geralmente o resultado é mais lento e limitado, pois não há mais crescimento.

QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

O tratamento ortodôntico demora em média 24 a 30 meses, podendo variar, pois depende de fatores como: respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente.

COMO É O TRATAMENTO ORTODÔNTICO CIRÚRGICO?

Quando da necessidade de tratamento cirúrgico além do ortodôntico, é realizado o planejamento do caso por parte do ortodontista e do cirurgião Buco Maxilo Facial para definir o plano de tratamento.

Antes do procedimento de cirurgia ortognática, fazem-se os preparos ortodônticos, que demora em média 18 meses e a mordida nesta fase tende a piorar, mas isso é temporário e importante para o sucesso da correção cirúrgica.

Após o procedimento de cirurgia ortognática, o paciente ainda continua o tratamento ortodôntico, a fim de realizar a finalização do caso, o que geralmente demora em média 12  meses.

Vídeos