O que é ortodontia?

O que é ortodontia?

Ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decíduas (de leite), mista e permanente e seus desvios da normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões.

Objetivos do tratamento ortodôntico:

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores) que é fundamental para a correta mastigação e, conseqüentemente, adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evita-se problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação temporomandibular.

Limitação de Idade:

Não existe idade máxima para se iniciar um tratamento ortodôntico, mas no paciente adulto, alguns cuidados devem ser tomados e geralmente o resultado é mais lento e limitado, pois não há mais crescimento.

Tempo de tratamento:

O tratamento ortodôntico demora em média 24 a 30 meses, podendo variar, pois depende de fatores como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente.

Ortodontia X Cirurgia:

Quando da necessidade de  tratamento cirúrgico além do ortodôntico, é realizado o planejamento do caso por parte do ortodontista e do cirurgião para definir o plano de tratamento.

Antes do procedimento cirúrgico, faz-se os preparos ortodônticos, que geralmente demora em média um ano e meio e a mordida nesta fase tende a piorar, mas isso é temporário e importante para o sucesso da correção cirúrgica.

Após o procedimento cirúrgico, o paciente ainda continua o tratamento ortodôntico, a fim de realizar a finalização do caso, o que geralmente demora em média 6 a 12 meses.