A harmonização facial é um tratamento estético que utiliza uma combinação de técnicas de preenchimento (não cirúrgica) para promover um alinhamento e correção de ângulos da face proporcionando mais equilíbrio entre o volume, o formato e o ângulo de todas as partes do rosto, o que traz mais harmonia e beleza ao rosto ou realçar as características já existentes, promovendo também o rejuvenescimento.
A harmonização facial está indicada para homens e mulheres que desejam um rosto mais equilibrado e harmônico, tornando a face mais atraente e valorizando a beleza natural.
Com isso os procedimentos de harmonização facial estão indicados para corrigir desproporções e desarmonias das estruturas faciais tais como: região frontal (testa), supercílios, malar (maçã do rosto), nariz, região paranasal, lábios, mandíbula e mento (queixo).
A harmonização facial está indicada também para correção das mudanças que ocorrem com o envelhecimento, como perda de volume facial, rugas, sulcos e flacidez.
Inicialmente deverá ser realizado uma análise facial rigorosa para definir as proporções faciais e identificar as áreas que estão em desarmonia.
Após identificadas as áreas desarmônicas, iremos definir os procedimentos e técnicas adequadas para deixar o rosto mais equilibrado, proporcional e harmônico.
Para potencializar os resultados iniciamos a análise e/ou correção do contorno facial, com alongamentos ou projeções dos pontos desarmônicos de acordo com a seguinte sequência:
A harmonização do rosto, por ser um tratamento não cirúrgico, pode ser realizada no consultório com a utilização de anestésico tópico, anestesia local ou bloqueio regional de acordo com a área a ser preenchida.
Após realizada a fase de anestesia iremos definir os pontos de acesso para realização da inserção das agulhas ou micro cânulas e injeção dos preenchedores, que será feito de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada paciente.
A harmonização facial é realizada na maioria das vezes utilizando ácido hialurônico e pode ser associada a outros procedimentos estéticos complementares para atingir o melhor equilíbrio facial.
O procedimento para a harmonização facial leva de 30 minutos a uma hora e meia, dependendo das áreas que serão tratadas.
Ao término do procedimento haverá um pouco de edema (inchaço), porém o paciente poderá voltar a suas atividades e tarefas diárias normalmente.
A harmonização facial por se tratar de um procedimento não cirúrgico e relativamente simples apresenta uma recuperação rápida e sem grandes restrições.
Um pouco de edema (inchaço) e vermelhidão podem ocorrer devido a utilização das agulhas e micro cânulas, mas esses efeitos são temporários e não limitam as atividades do dia a dia.
Após a realização da harmonização facial é recomendado proteção da pele à exposição solar e não realizar massagens faciais para não prejudicar ou modificar o posicionamento das substâncias preenchedoras.
Os resultados da harmonização facial podem ser observados logo ao final do procedimento, porém é ideal aguardar 15 a 30 dias para que ocorra a regressão do edema e avaliar a necessidade de realizar aplicações complementares para maximizar os resultados.
Os procedimentos de harmonização facial, em sua grande maioria, são temporários por utilizar medicamentos absorvíveis, o que diminui o índice de complicações.
Os efeitos da toxina botulínica serão influenciados pela atividade muscular de cada paciente e duram em média de 4 a 6 meses.
Em relação as substâncias de preenchimentos, como o ácido hialurônico, estas apresentam uma duração média entre 12 e 18 meses.