Os 3º molares conhecidos popularmente como dente do SISO são os últimos dentes a nascer, isto ocorre em média entre os 17 e 25 anos; porém muitas pessoas não apresentam espaço suficiente para que estes dentes possam nascer ocasionando sua impacção ou sua erupção parcial.
Para entender e identificar o dente do siso, primeiramente temos que ter conhecimento sobre a nomenclatura e localização dos dentes na cavidade bucal.
Os indivíduos adultos apresentam 32 dentes permanentes que são divididos da seguinte forma:
Para identificarmos se um dente do siso terá a possibilidade de erupcionar é ideal que se realize um Rx panorâmico, com isso conseguiremos analisar em que fase de formação este dente está e se apresenta espaço suficiente para a sua erupção ou será necessário realizar a sua remoção.
Existem três vertentes referente ao apinhamento dos incisivos.
A controvérsia sobre a influência dos terceiros molares com o alinhamento dos incisivos inferiores é antiga. No entanto, não há evidência científica de que estes dentes sejam o único ou mesmo o fator etiológico mais importante do apinhamento.
Para extração destes dentes, é importante que uma avaliação rigorosa com metodologias consistentes seja realizada para cada paciente, avaliando-se o espaço disponível no arco, fatores possíveis de apinhamento, fatores indicativos para remoção, riscos cirúrgicos e benefícios em caso da necessidade da remoção dos sisos.
A remoção dos dentes do SISO poderá ser realizada em consultório com anestesia local em 99.5% das vezes. Casos com risco de fratura mandibular ou pacientes com comorbidades associadas deverão ser analisados com cautela quanto ao risco versus benefício e, quando necessário, ser realizados em ambiente hospitalar sob sedação ou anestesia geral.
Os 3º molares (dente do siso) ficam localizados na região posterior o que muitas vezes torna o acesso cirúrgico difícil. Devido a sua localização ficam em íntimo contato com estruturas importantes tais como (nervo alveolar inferior, nervo lingual, base mandibular e seio maxilar).
As complicações mais frequentes que podem ocorrer são:
Dentes Inferiores:
Dentes Superiores:
Após a remoção dos dentes dos sisos poderá ocorrer as seguintes alterações: