Harmonização Orofacial

A harmonização facial é um tratamento estético que utiliza uma combinação de técnicas de preenchimento (não cirúrgica) para promover um alinhamento e correção de ângulos da face proporcionando mais equilíbrio entre o volume, o formato e o ângulo de todas as partes do rosto, o que traz mais harmonia e beleza ao rosto ou realçar as características já existentes, promovendo também o rejuvenescimento.

Vídeos

QUAIS AS INDICAÇÕES DA HARMONIZAÇÃO FACIAL?

A harmonização facial está indicada para homens e mulheres que desejam um rosto mais equilibrado e harmônico, tornando a face mais atraente e valorizando a beleza natural.

Com isso os procedimentos de harmonização facial estão indicados para corrigir desproporções e desarmonias das estruturas faciais tais como: região frontal (testa), supercílios, malar (maçã do rosto), nariz, região paranasal, lábios, mandíbula e mento (queixo).

A harmonização facial está indicada também para correção das mudanças que ocorrem com o envelhecimento, como perda de volume facial, rugas, sulcos e flacidez.

COMO É REALIZADA A HARMONIZAÇÃO FACIAL?

Para  realizar a harmonização facial  inicialmente deverá ser realizado uma análise facial rigorosa para definir as proporções faciais e identificar as áreas que estão em desarmonia.

Após identificadas as áreas desarmônicas, iremos definir os procedimentos e técnicas adequadas para deixar o rosto mais equilibrado, proporcional e harmônico.

Para potencializar os resultados da harmonização facial iniciamos a análise e/ou correção do contorno facial, com alongamentos ou projeções dos pontos desarmônicos de acordo com a seguinte sequência:

  • Região frontal: Correção de rugas, sulco e depressões
  • Supercílios: Avaliação da distância entre o supercílio e os olhos para identificar se é preciso elevar ou corrigir ângulos;
  • Malar: Definir ou aumentar a projeção das maçãs do rosto;
  • Nariz: Elevação ou rebaixamento da ponta, alinhar ou aumentar a largura do dorso nasal;
  • Região paranasal: aumentar a projeção e corrigir rugas e sulcos;
  • Lábios: alongá-los ou amentar volume, corrigir rugas e sulcos, definir ângulos;
  • Mandíbula: alongar, definir ou aumentar ângulo;
  • Mento: aumentar a largura, altura ou a projeção do queixo.

A harmonização do rosto, por ser um tratamento não cirúrgico, pode ser realizada no consultório com a utilização de anestésico tópico, anestesia local ou bloqueio regional de acordo com a área a ser preenchida.

Após realizada a fase de anestesia iremos definir os pontos de acesso para realização da inserção das agulhas ou micro cânulas e injeção dos preenchedores, que será feito de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada paciente.

A harmonização facial é realizada na maioria das vezes utilizando ácido hialurônico e pode ser associada a outros procedimentos estéticos complementares para atingir o melhor equilíbrio facial.

O procedimento para a harmonização facial leva de 30 minutos a uma hora e meia, dependendo das áreas que serão tratadas.

Ao término do procedimento de harmonização facial haverá um pouco de edema (inchaço), porém o paciente poderá voltar a suas atividades e tarefas diárias normalmente.

COMO É A RECUPERAÇÃO DA HARMONIZAÇÃO FACIAL?

A harmonização facial por se tratar de um procedimento não cirúrgico e relativamente simples, apresenta uma recuperação rápida e sem grandes restrições.

Um pouco de edema (inchaço) e vermelhidão podem ocorrer devido a utilização das agulhas e micro cânulas, mas esses efeitos são temporários e não limitam as atividades do dia a dia.

Após a realização da harmonização facial é recomendado proteção da pele à exposição solar e não realizar massagens faciais para não prejudicar ou modificar o posicionamento das substâncias preenchedoras.

COM QUANTO TEMPO APÓS A REALIZAÇÃO DA HARMONIZAÇÃO FACIAL PODEMOS OBSERVAR OS RESULTADOS?

Os resultados da harmonização facial podem ser observados logo ao final do procedimento, porém é ideal aguardar 15 a 30 dias para que ocorra a regressão do edema e avaliar a necessidade de realizar aplicações complementares para maximizar os resultados.

QUANTO TEMPO DURA O RESULTADO DA HARMONIZAÇÃO FACIAL?

Os procedimentos de harmonização facial, em sua grande maioria, são temporários por utilizar medicamentos absorvíveis, o que diminui o índice de complicações.

Os efeitos da toxina botulínica serão influenciados pela atividade muscular de cada paciente e duram em média de 4 a 6 meses.

Em relação as substâncias de preenchimentos, como o ácido hialurônico, estas apresentam uma duração média entre 12 e 18 meses.